Qual emoção esse papo de metaverso provoca em você?
- Lethstart
- 27 de set. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 12 de jul. de 2023
Por aqui na Lethstart estamos super eufóricos e animados, mas também preocupados uma vez que (sem entregar a idade) somos da geração que acompanhou a evolução da tecnologia e da internet até a atual web 3.0 e durante esse processo evolutivo muitos pesquisadores já sinalizavam sobre a possibilidade de que a ansiedade e depressão se tornassem uma realidade cada vez mais presente na vida dos jovens e adolescentes, e uma das causas principais seria o uso crescente das redes sociais.
Voltando a falar sobre nossas expectativas e anseios sobre o tema, a questão psicológica é a que mais nos preocupa, trouxemos 2 exemplos para contextualizar…
O primeiro exemplo é sobre o experimento feito no inicio de 2022 pelo Ryan Trahan, um famoso YouTuber dos EUA, que ficou 100 dias no metaverso e compartilhou toda sua experiência nas redes sociais (clique aqui para saber mais).
E essa experiência nos lembrou do filme A origem, onde o Dom Cobb (Leonardo DiCaprio) faz parte de um grupo especializado em dar golpes através do sonho. Bom, resumidamente o filme fala sobre a possibilidade de se controlar, transformar e manipular o subconsciente do alvo através de uma "máquina do sonho" onde o objetivo é entrar no sonho de uma pessoa para mudar uma decisão que ela terá no futuro…
Um detalhe no filme que nos chamou atenção é que os personagens usavam um objeto para diferenciar a realidade do sonho, já que era impossível diferenciar um mundo do outro. Agora associando tudo o que foi dito a realidade paralela chamada metaverso, uma vez que segundo a Dra. Ana Karla Lima "O cérebro tem as reações químicas ligadas ao pensamento e não à realidade, por isso não sabe a diferença do que é real ou imaginário" Deixaremos duas questões para você:
1) O Metaverso estará tão atrelado ao nosso dia a dia que não precisaremos diferenciar o que é real do digital?
2) Ou sem dúvidas esta é uma questão importante a ser analisada já que as pessoas podem passar um tempo considerável em um mundo paralelo e quando voltar podem acabar se frustrando com a realidade?
Conta para gente o que você acha de todo esse avanço tecnológico.
Comments